quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Uma esperança para a RN-063.

            
           O último contado da prefeita de Nísia Floresta, Camila Maciel, com o DER, ocorrido na segunda-feira, 25/01/2016 ,  sinalizou uma esperança para solucionar o problema da RN-063, uma das maiores dores de cabeça do município. Num esforço conjunto do DER/Governo do Estado tivemos uma notícia muito boa: Finalmente será lançado o edital para a restruturação da RN-063. 
         Dentre tantas reclamações da população nativa e dos milhares de visitantes atraídos ao município no período de veraneio, sobram acusações ao poder público municipal sobre a manutenção da dita estrada. Nísia Floresta é muito visitada, pois é a porta de entrada da cidade do Natal, capital do Estado, pelo litoral sul, onde a RN-063 inicia no trevo da BR-101 em São José de Mipibu, passando pelo município de Nísia – praias do litoral sul, terminando na  mesma BR-101, no viaduto de Ponta Negra.
         Na RN - 063, assim como todas as RNs do Estado, a manutenção e conservação é de competência do governo do Estado. Infelizmente os últimos governos fecharam os olhos para toda malha viária do Estado. Basta dar uma voltinha pelo agreste para ver que a situação é semelhante.
            A RN - 063, principalmente no trecho Nísia - Campo de Santana, precisa urgente que seja feita uma estrada nova dentro dos padrões atuais da engenharia, principalmente com uma drenagem perfeita, pois o lençol freático desse trecho é muito superficial.
            Infelizmente o sistema de drenagem está destruído, e o asfalto não  aguenta a pressão causada pelas águas da chuva, assim como a água servida que os moradores, erroneamente, costumam colocar. Como exemplo temos a BR-101 – duplicada  recentemente pelo governo federal, no  trecho Natal – Arez, onde o batalhão de engenharia do exercito realizou um excelente trabalho. É so observar onde tem água servida jogada de forma errada no asfalto. Os buracos logo aparecem.  Agora imagine a RN-063, inaugurada em 1982 com esses mesmos problemas.
            O município de Nisia Floresta fez diversos contatos com a direção do DER – entre audiências e ofícios feitos e reiterados ao órgão responsável pelas estradas do RN e ao próprio governador. Nas vezes que algum destes foi atendido, foi apenas para realizar operação tapa buraco, onde a prefeitura ajudava e ajuda no que é possível – fornecer material (areia grossa), buscar material no DER, disponibilizar equipe da prefeitura, alimentação, etc. O problema é que o tapa buraco é um método Paliativo. A solução para a RN-063, no trecho Nísia Floresta, é uma estrada nova.
            
Trecho BR-101 (São José de Mipibu) - praias litoral sul.

Um comentário: