quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Coco Imbolá - 5 anos do Coco de Roda Mestre Severino"


         O grupo Coco de Roda Mestre Severino realizará no próximo Sábado (07/12) a celebração de seu 5º aniversário, a partir das 15h, no Povoado de Alcaçuz. A programação da festa, montada com muito carinho, contará com a presença de convidados que fizeram parte da história do grupo neste período e com a participação especial de brincantes da cultura popular de outros distritos de Nísia Floresta: os grupos "Boi de Reis de Seu Canindé" e "Coco de Roda de Campo Santana".

Com uma extensa programação, iniciando as 15h e finalizando às 21h, a festa contará ainda com a presença de Elzo Silva e o “Show Catumbi”; alunos da E. M. Djalma Maranhão apresentando o "Projeto  Roda de Coco" - com a participação de Mestre Severino; Encontro de Batuqueiros - com os grupos Pau e Lata, Resistência da Lata e Zambêracatu; Grupo de Coco do clube de idosos Maria Emília de Souza e representantes do Coco de Mestre Badidiu - de Pirangi do Norte e o Encontro de Mestres: Bacalhau (Canguaretama), Pedro de Lima (Pium) e Severino (Alcaçuz) - com a participação especial do rabequeiro Canindé Guara.

Finalizando o evento, o grupo Coco de Roda Mestre Severino irá apresentar o seu show "Cocoimbolê", com as músicas de seu CD - de mesmo nome - gravado em 2010, e novos cocos rememorados por Mestre Severino nos últimos 3 anos.

A realização desta festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, Secretaria de Cultura e Turismo de Nísia Floresta, IFRN - Campus Cidade Alta, Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, Opcional Parelhas e Projeto Pau e Lata.


O grupo Coco de Roda Mestre Severino foi fundado no dia 20 de novembro de 2008, na localidade da Vila de Ponta Negra, tendo como mestre Severino Bernardo Santiago, de 77 anos, que decidiu tomar para si o objetivo de preservar uma das mais ricas manifestações da cultura popular no nordeste brasileiro: a dança, as músicas e brincadeiras do Coco de Roda.

A festa será realizada no Povoado de Alcaçuz, onde reside atualmente Mestre Severino, com o intuito de envolver a comunidade e sua família nessa festividade. A programação terá inicio na praça em frente a Igreja, tendo seguimento em Cortejo para o "Terreiro" de sua casa, expressão que o mestre utiliza ao se referir a localidade onde mora.


4 comentários: