quinta-feira, 7 de julho de 2016

6ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES EM NÍSIA FLORESTA


            A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMAUR, realizou na tarde da terça-feira, 05 de julho de 2016, a 6ª Conferência Municipal das Cidades que teve como tema "A Função Social da Cidade e da Propriedade" e o lema "Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas".
            Os participantes da conferência foram divididos em grupos temáticos de trabalho e debateram assuntos com base em texto de referência que abordava quatro eixos: I- O Brasil urbano: A cidade que temos; II- A função social da cidade e da propriedade; III- O plano diretor e IV- A cidade que queremos. Cada equipe teve um facilitador que coordenou as discussões e ideias, além de elegerem um relator que registrou as propostas produzidas para que fossem apresentadas aos demais membros dos grupos.
            Foram registradas cerca de 20 propostas, destas, três foram selecionadas para representar Nísia Floresta na 6ª Conferência Estadual das Cidades que está prevista para acontecer entre 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017, são elas: I - Recursos para a conclusão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana; II - Convênio para implantação da urbanização sustentável no entorno das Lagoas e para o aumento na promoção das ações fiscalizatórias; III - Implantação da Maternidade de Nísia Floresta e de um Pronto Atendimento 24h. As demais sugestões, poderão ser implementadas pelas Secretarias Municipais ou através de convênios com os executivos estadual e federal.
            Na reunião ainda foram escolhidos os sete delegados que representarão a cidade na etapa estadual. A conferência das cidades foi uma das oportunidades que a sociedade civil teve para expressar em público as necessidades do município. Após a etapa estadual será realizada a Conferência Nacional, agendada para o ano de 2017, entre os dias 05 e 09 de junho.
Mais de 150 participantes contribuíram para escolher os sete delegados que representarão o município na Conferência Estadual

Grupos temáticos discutem assuntos dentro dos quatro eixos de referência




Um comentário: