terça-feira, 29 de novembro de 2016

Alunos de Nísia participam de festival de cinema

        Alunos da escola municipal Yayá Paiva participaram da sétima edição do FINC - Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa, que ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro com o tema "Sou Brasileiro. Os alunos do nono ano matutino produziram seis filmes com um minuto de duração cada - de acordo com o regulamento da mostra competitiva do festival.
        A iniciação ao cinema vem ocorrendo na escola Yayá Paiva desde 2014, com efetivação das oficinas de audio-visual promovidas pelo cineasta José Maria Gonçalves, através do Programa Mais Cultura na Escola, do Governo Federal.
Alguns dos alunos do novo ano que participaram na sexta

Na sexta foram exibidos três dos seis filmes de Nísia classificados


domingo, 20 de novembro de 2016

Escolas municipais devem adotar a história de Nísia Floresta no currículo

Projeto de lei aprovado pela câmara de Nísia Floresta propõe adoção da história da escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta no currículo escolar municipal. A iniciativa é inédita no município, e ajudará a tornar conhecida parte da história de sua filha mais ilustre. 
Em reunião realizada neste sexta-feira, dia 18, em Natal, foi apresentado o livro que deverá ser adotado pela secretaria municipal de educação. Durante o encontro estiveram presentes Daniel Marinho - prefeito eleito, Alexandre Reinaldo - representante da comissão de transição, Udymar Pessoa, da secretaria estadual de educação, Aluízio Henrique Dutra - Contador,  e  Gleire Belchior, da Fundação Ulisses Guimarães, responsável pela elaboração do livro. 
Reunião discute o livro que será adotado no currículo municipal

Capa da obra que será adotada

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Feira do conhecimento do Yayá movimenta escola

Teve início nesta terça e vai até amanha, quinta-feira, mais uma feira do conhecimento da escola municipal Yayá Paiva, no centro de Nísia. São diversos temas espalhados em salas e tendas, que aguçam a curiosidade de quem visita o evento. Vale a pena conferir.
Sala sobre a influência do açúcar em nosso organismo

Um pouco de conhecimento sobre o sono

Algumas salas prendem a atenção do público pela diversidade de equipamentos e elementos. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

16 Feira do Conhecimento começa amanhã

Os preparativos para a Décima Sexta Feira do Conhecimento da escola municipal Yayá Paiva estão a todo vapor. O evento tem inicio amanhã e vai até quinta feira. Este ano são nove salas, além das tentas armadas nos fundos da escola, totalizando dezenove projetos.
Tudo a pleno vapor

Muita coisa pra matar sua curiosidade

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Resultado do concurso

Confira abaixo, através do link da Comperve, o resultado do concurso da Prefeitura de Nísia Floresta, por categoria.

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/prefeitura_nisia_floresta_201601/resultados.php



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Que tal ler um livro

Casa das Palavras. É assim que se chama o mais novo espaço de empréstimo de livros em pleno centro de Nísia Floresta.  Desde hoje cedo, uma caixa em forma de casa, contendo diversos exemplares de livros doados, foi fixada ao lado da árvore Baobá, na parede lateral do shopping popular. 
A ideia é que as pessoas passem por lá, peguem livros emprestados, leiam e devolvam ao local. Quem tiver exemplares de livros guardados pode e devem doar para a casa do livro. Afinal, mais vale um livro na mão, sendo lido por alguém, do que esse mesmo exemplar mofando em uma estante. 
Segundo os organizadores, a ideia é que o projeto possa ser disseminado nas comunidades do município, através do próprios leitores. "É só utilizar a criatividade, pode ser usado qualquer material para servia como depósito para os livros: uma geladeira, até mesmo um fogão sem uso. Contanto que fique protegido da chuva, comenta a professora Maria Eliete, da escola Yayá Paiva e apoiadora do projeto. 
Alunos durante a inauguração da Casa das Palavras

Casa das Palavras, fixada ao lado do Shopping Popular



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Construção de quadra de esportes na escola de Mazapas

A escola Sandoval Ribeiro Dantas, na comunidade de Mazapas, irá ganhar, em breve, uma quadra de esportes coberta. O projeto, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, prevê, além da quadra coberta, um vestiário padrão.
A quadra terá vestiário padrão

A quadra está sendo construída em um terreno nos fundos da escola
 

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pavimentação em Alcaçuz e Pirangi do Sul

Já está bem adiantada a pavimentação que liga a praia de Pirangi do sul à comunidade de Alcaçuz, na zona rural do município. A obra, que irá custar R$ 265,921,20, irá beneficiar, não apenas os moradores da região, mas os turistas que visitam o litoral de Nísia Floresta constantemente. A previsão para o término é em janeiro de 2017. Os recursos provêm da parceria entre o governo federal e a prefeitura de Nísia Floresta.


sexta-feira, 22 de julho de 2016

Grande Jogo Naval acontece em Nísia Floresta

A 4ª edição do Grande Jogo Naval - espécie de competição e treinamento de escoteiros - aconteceu em Nísia Floresta, entre os dias 15,16 e 17 desse mês, na granja do ex-prefeito Lourenço, lagoa da Ferreira. Participaram do evento 13 grupos de escoteiros do RN e PB, totalizando 205 jovens, que durante os três dias aprenderam e se divertiram, fortalecendo laços de amizade e companheirismo.
Acampamento em granja da lagoa da Ferreira

Treinamento de arco e flecha artesanal 

Hora de laser depois da última competição no terceiro dia

terça-feira, 19 de julho de 2016

Concurso Público Prefeitura Nísia Floresta

Ainda há tempo. Acesse o link e faça sua inscrição.
http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/prefeitura_nisia_floresta_201601/documentos.php


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Nísia inicia elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, inicia a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em parceria com a UFRN e Funasa. Nísia está entre as 86 cidades a serem atendidas pelo projeto. O Governo Federal decretou em 2015 que os municípios precisam ter seu plano de saneamento básico. O prazo para elaboração dos mesmos encerra-se em 31 de dezembro de 2017. Foi justamente em função da dificuldade de muitos municípios em elaborar seus planos, que o Ministério das Cidades e a Funasa resolveram ajudar. 
Evento realizado na Reitoria da UFRN, com o objetivo de orientar gestores municipais sobre as ações que serão realizadas a partir de agora.
Mais informações: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/parceria-entre-ufrn-e-funasa-beneficiara-86-cidades-do-rn/351405

Água de Nísia Floresta é analisada pela Funasa

A Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Rio Grande do Norte, (Suest/RN), esteve em Nísia Floresta, na manhã desta quinta-feira (07), realizando análises da qualidade da água coletada nos diversos mananciais do município. Esta ação faz parte do Programa de Apoio ao Controle da Qualidade da Água, com recursos da Fundação e terá continuidade na próxima quinta-feira. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMAUR requisitou a coleta para os seguintes mananciais: Rio Mipibú; Lagoa de Papary; Lagoa do Bonfim; Lagoa de Boagua; Lagoa do Carcará; Lagoa de Arituba; Lagoa de Alcaçuz; Lagoa Redonda; Lagoa Ferreira; Lagoa Papebinha; Rio Trairi; Rio Pium; Rio do Pirrichiu; Rio da Boa Cica; Lagoa da Boa Cica; Rio Ararai e Lago Azul.

Após as análises, os resultados serão entregues aos gestores municipais. Caso seja necessário também serão passadas orientações que deverão ser adotadas pelos beneficiários e pelo poder público.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

6ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES EM NÍSIA FLORESTA


            A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMAUR, realizou na tarde da terça-feira, 05 de julho de 2016, a 6ª Conferência Municipal das Cidades que teve como tema "A Função Social da Cidade e da Propriedade" e o lema "Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas".
            Os participantes da conferência foram divididos em grupos temáticos de trabalho e debateram assuntos com base em texto de referência que abordava quatro eixos: I- O Brasil urbano: A cidade que temos; II- A função social da cidade e da propriedade; III- O plano diretor e IV- A cidade que queremos. Cada equipe teve um facilitador que coordenou as discussões e ideias, além de elegerem um relator que registrou as propostas produzidas para que fossem apresentadas aos demais membros dos grupos.
            Foram registradas cerca de 20 propostas, destas, três foram selecionadas para representar Nísia Floresta na 6ª Conferência Estadual das Cidades que está prevista para acontecer entre 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017, são elas: I - Recursos para a conclusão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana; II - Convênio para implantação da urbanização sustentável no entorno das Lagoas e para o aumento na promoção das ações fiscalizatórias; III - Implantação da Maternidade de Nísia Floresta e de um Pronto Atendimento 24h. As demais sugestões, poderão ser implementadas pelas Secretarias Municipais ou através de convênios com os executivos estadual e federal.
            Na reunião ainda foram escolhidos os sete delegados que representarão a cidade na etapa estadual. A conferência das cidades foi uma das oportunidades que a sociedade civil teve para expressar em público as necessidades do município. Após a etapa estadual será realizada a Conferência Nacional, agendada para o ano de 2017, entre os dias 05 e 09 de junho.
Mais de 150 participantes contribuíram para escolher os sete delegados que representarão o município na Conferência Estadual

Grupos temáticos discutem assuntos dentro dos quatro eixos de referência




terça-feira, 28 de junho de 2016

Preparativos para a 6ª Conferência Municipal da Cidade

Uma reunião realizada nesta terça-feira, pela manhã, na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo discutiu os detalhes da 6ª Conferência Municipal da Cidade, que acontece no próximo dia 05 de julho, no clube dos Idosos, no centro da cidade de Nísia Floresta. O evento está previsto para iniciar às 7:30, e tem, entre outros, os objetivos da aprovação do regimento interno da conferência e o início dos trabalhos de revisão do plano diretor do município. É importante que a comunidade se faça presente para discutir os rumos de nosso município.
Estiveram presentes na reunião representantes da Câmera Municipal, Instituto Chico Mendes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretárias Municipais, APA Bomfim Guaraíra, dentre outras entidades. 

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Yayá Paiva em clima de São João

Nesta quarta-feira, os turnos matutino e vespertino da escola Yayá Paiva, no centro de Nísia, comemoraram o principal "santo" do mês de junho. Chamado carinhosamente de "Arrayayá", a festa teve diversas apresentações culturais voltadas para os temas do período junino, além de comidas típicas para quem quisesse engordar um pouco mais.

Festa das quadrilhas do ArraYayá

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Nísia Floresta é avaliada pelo Selo Unicef

Neste quarta-feira, no centro da cidade, ocorreu o Segundo Fórum Comunitário e a Feira de Resultados para avaliação do Selo Unicef no município. Estiveram presentes representantes de diversos setores do município, na tentativa de manter Nísia Floresta como detentora do selo. Após este momento, e de acordo com os resultados apresentados à mediadora do Unicef, Renata Cibele, será feita uma avaliação. O resultado deverá ser divulgado nos próximos meses.  

Renata Cibele, mediadora do Unicef

Diversos segmentos do município estiveram presentes 

sábado, 11 de junho de 2016

Dia do meio ambiente reune uma multidão no Yayá Paiva


Na última sexta-feira, pela manhã, a escola Yayá Paiva, no centro de Nísia Floresta, recebeu uma multidão em comemoração à semana do meio ambiente. Estiveram presentes alunos de diversas escolas municipais; a banda de música João Anastácio de Carvalho; o coral de alunos da escola de Búzios; o Museu do Vaqueiro, na pessoa de Marcos Lopes; diversos secretários e secretárias municipais; representantes do Ministério Público Municipal, e o Juiz Marcos Vinícios, que durante o período em que esteve em Nísia Floresta, atuou avidamente em prol da preservação das riquesas naturais do município. 
Presença em massa de alunos e diversos segmentos sociais no evento

Estudantes do município pintando painel orientadas por funcionários do IDEMA

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Inaugurado oficialmente UBS do centro

Nesta quinta-feira, pela manhã, foi inaugurada oficialmente a Unidade Básica de Saúde do centro da cidade. A UBS leva o nome do Dr. Luiz de Oliveira Filho, médico atuante no município por diversos anos, que faleceu recentemente. A unidade já estava em funcionamento há algumas semanas, e o evento inaugural serviu como ato formal para selar a homenagem póstuma feita ao médico que dedicou boa parte de sua vida à saúde dos munícipes de Nísia Floresta. 

UBS leva o nome do médico Luiz de Oliveira Filho

Família do homenageado esteve presente ao evento


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Tudo pronto para o dia do meio ambiente

Em reunião realizada nesta segunda, 06 de junho, na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, ficou tudo acertado para as comemorações alusivas ao dia do Meio Ambiente, que acontece próxima sexta-feira, dia 10, na escola Yayá Paiva. O evento tem início às 08h00 com o hasteamento da bandeira do Brasil e entoação dos hinos nacional e do município. 
Dentro da programação haverão oficinas, palestras e exposições ligadas ao tema, bem como apresentações culturais da Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro, da Banda de Música João Anastácio, além de recital poético promovido pelos alunos do Yayá.  
Secretários, diretores de escolas e demais agentes municipais debatem como será o evento

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Nísia no combate ao abuso e exploração sexual

Nesta quarta-feira (18 de maio) é lembrado, em todo o Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data faz alusão ao caso da menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que foi sequestrada, espancada, estuprada e morta em Vitória – ES.
Em Nísia Floresta, as atividades da campanha Faça Bonito – que tem o foco na temática da data citada a cima – acontecem na praça Coronel José de Araújo – situada no centro do município, sendo coordenadas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistências Social, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O Conselho Tutelar e o Grupo de Escoteiros Boabá também colaboram.
Jogos educativos, brincadeiras, tenda literária, espaço de beleza, bem como a presença de profissionais de saúde, fazem parte do que está sendo ofertado ao público até o final desta tarde.
A campanha continua amanhã (19) e sexta-feira (20), quando será realizada um torneio de futebol envolvendo crianças e adolescentes nisiaflorestenses.


Ações do primeiro dia aconteceram na praça da Matriz


Texto e fotos: Nísia Digital